Foi notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a circulação de unidades falsificadas do medicamento Venvanse® de 70mg. O lote comprometido trata-se do 3190418, logo, caso você tenha acesso a esse medicamento, fique atento a algumas características que podem identificá-lo como sendo falso.
Segundo a agência, a numeração do lote é verdadeira e distribuída de forma regular pelo laboratório Takeda Pharma Ltda. Porém, após a identificação de uma unidade falsificada do produto, comercializada no estado de Minas Gerais, a Agência determinou a interdição cautelar do lote pelo prazo de 90 dias para investigação do caso.
Como posso identificar o medicamento falso?
- O medicamento original possui cápsulas de corpo azul e tampa laranja, com as inscrições “S489″ e “70 mg” em tina preta;
- O frasco possui um lacre de papel alumínio em sua boca. O medicamento falsificado possui cápsulas em cores diversas destas, de tamanhos diferentes, e não possuem o lacre no frasco.
Caso você suspeite de estar com um produto falsificado, você deve suspender imediatamente o uso do produto e entrar em contato com a Takeda pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (telefone 0800-7710345 e e-mail sac@takeda.com).
Segundo a bula do medicamento, o VENVANSE® (lisdexanfetamina) é indicado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) em crianças com idade superior a 6 anos, adolescentes e adultos. Em relação ao mecanismo de ação do fármaco, a lisdexanfetamina é um pró-fármaco da d-anfetamina. Após administração por via oral, a lisdexanfetamina é absorvida rapidamente a partir do trato gastrointestinal e hidrolizada primariamente nas células do sangue à d- anfetamina, a qual é responsável pela atividade do fármaco. As anfetaminas são aminas simpatomiméticas não – catecolaminas com atividade estimulante do sistema nervoso central. O modo de ação terapêutica da anfetamina no TDAH não é plenamente conhecido. Acredita-se que as anfetaminas bloqueiem a recaptação de norepinefrina e dopamina no neurônio pré-sináptico e aumentem a liberação destas monoaminas para o espaço extraneuronal. O fármaco-mãe, lisdexanfetamina, não se liga aos sítios responsáveis pela recaptação da norepinefrina e dopamina in vitro.
Para mais informações acesse: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-alerta-para-falsificacao-do-medicamento-venvanse-70-mg
A bula do medicamento pode ser acessada pelo link “Bulário Anvisa” disponibilizado na aba “Links Úteis” aqui do site.
Fonte: ANVISA / Bula do medicamento Venvanse®.