
“A Farmacologia é a ciência que estuda os fármacos e suas propriedades.”
Está é a principal idéia passada pela maioria dos livros de Farmacologia que nós utilizamos, porém para se obter êxito no estudo da mesma é necessário um conhecimento prévio de várias outras ciências puras como a Patologia, Fisiologia, Microbiologia, Imunologia, etc.
Segundo Schellack (2008, p. 18) a definição de Farmacologia é:
“O estudo científico das drogas, de onde elas vêm, sua natureza, sua composição química, a ação esperada, seus efeitos desejáveis e indesejáveis e seus usos.”
Partindo dos tópicos acima citados, podemos entender que a Farmacologia utiliza-se de várias outras ciências para estudar o seu foco: O fármaco.
A Farmacologia possui duas áreas de estudo basal para seu entendimento, as chamadas: Farmacocinética e Farmacodinâmica.
A Farmacocinética estuda os fenômenos da Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção dos fármacos. Em outras palavras ela estuda o “caminho” traçado pelo fármaco ao longo do corpo humano, levando em consideração vários aspectos físicos e químicos, como por exemplo, a forma farmacêutica e a lipossolubilidade respectivamente.
A Farmacodinâmica já estuda como o medicamento vai interagir com o corpo humano para realizar a sua função, logo ela descreve o mecanismo de ação dos fármacos. Fica notório que para cada classe de fármacos a farmacodinâmica será bem particular.
Segundo Goodman & Gilman (1987) podemos definir estes termos de uma maneira bem simples e prática como: O que o organismo faz à droga (seria a Farmacocinética) e o que a droga faz ao organismo (seria a Farmacodinâmica).
É na junção destas duas ramificações que a Farmacologia constrói o seu alicerce e é em cima dele que os nossos estudos serão realizados.
Espero que este espaço virtual seja de bom proveito a você estudante ou profissional que procura mais uma fonte de conhecimento neste vasto mundo que é a Farmacologia.
Referências Bibliográficas:
- Goodman SL, Gilman GA. As bases farmacológicas da terapêutica. 7ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara; 1987.
- Schellack G. Farmacologia – Uma abordagem didática. São Paulo: Fundamento; 2008.
- Fonte da foto: Vintage foto criado por freepik – br.freepik.com