Nós, profissionais da área da saúde, devemos sempre estar atentos a todos os aspectos clínicos do paciente. Porém, muitas vezes, o próprio paciente omite certas informações o que dificulta o nosso trabalho. Por várias ocasiões, os pacientes solicitam exames de sangue de forma rotineira, sem o auxílio de um profissional da saúde, confiando que existem os valores de referência ao lado do resultado e que o google vai responder a todas as suas perguntas e interpretar de forma clara e concisa para ele.
Sabemos que não é assim que funciona. Por isso, redigi essa postagem para elucidar alguns pontos do hemograma que achei pertinente.

Muitas vezes nos deparamos com situações onde a correta interpretação do exame laboratorial pode definir a farmacoterapêutica. Sendo assim, é muito importante saber interpretar certos parâmetros clínicos do paciente e entender do que a ideia diagnóstica se trata.
Um dos fenômenos que podem acontecer seria a Hemodiluição que, por definição, trata-se de uma condição onde a volemia plasmática aumenta, diluindo assim as células vermelhas. Com isso, ao fazer o hemograma, o paciente se depara com um quadro de “anemia”, uma vez que, devido a essa diluição, o aparelho que realiza o exame identifica menos hemoglobina e com isso supõe-se o diagnóstico anêmico.
No outro lado da balança existe a Hemoconcentração que seria o inverso da hemodiluição. Neste caso, existe uma diminuição da volemia plasmática o que deixa mais expressivo os valores no hemograma. Com essa expressão, podemos ter a falsa ideia de uma “poliglobulia“, que é definida como sendo o aumento da série vermelha sanguínea, ou seja, aumento de eritrócitos (hemácias).
Fatores que podem causar Hemodiluição:
Situações Fisiológicas:
– Gravidez;
– Atletas de alta intensidade.Situações Patológicas:
-Insuficiência Cardíaca;
– Insuficiência Renal;
– Infusão venosa intensa.
Fatores que podem causar Hemoconcentração:
– Utilização de diuréticos;
– Desidratação;
– Queimaduras;
– Infusão venosa de flúidos.
Se você teve dúvidas sobre a relação entre as queimaduras e a hemoconcentração eu te recomendo a leitura do artigo intitulado “DÉFICIT DE VOLUME DE LÍQUIDOS: PERFIL DE CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS NO PACIENTE PORTADOR DE QUEIMADURA“, de autoria da Lídia Aparecida Rossi e colaboradores.
Com isso, encerramos essa postagem e espero ter contribuído um pouco mais com o seu conhecimento. Um forte abraço e até o próximo post!
–
Referências Bibliográficas:
- FAILACE, R., et al. Hemograma – Manual de interpretação. 5 ed. Artmed; 2009.
- Fonte da foto: https://br.freepik.com/fotos-premium/hemacia_3996460.htm#page=1&query=hem%C3%A1cia&position=3