M

MAP quinase

Proteína quinase ativada por mitógenos (MAP quinase), um sistema que controla muitas funções celulares, incluindo a divisão celular.

→ RANG, H.P., RITTER, J.M., FLOWER, R.J., HENDERSON, G. Rang & Dale: Farmacologia. 8a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, p. 104, 2016.

Medicamento de referência

É o produto inovador registrado no órgão federal Brasileiro, responsável pela vigilância sanitária e comercializado no país, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovados, cientificamente, no órgão federal competente, por ocasião do registro.

→ Farmacopeia Brasileira 6a edição, volume 1

Medicamento genérico

É o medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que pretende ser com esse intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI.

→ Farmacopeia Brasileira 6a edição, volume 1.

Medicamento similar

É aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal, responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.

→ Farmacopeia Brasileira 6a edição, volume 1.

Melena

Alteração mórbida na estrutura de um órgão

Ao passar para a parte superior do sistema digestivo o sangue é alterado pelos sucos digestivos, e muda de vermelho para uma massa preta, semissólida, semelhante ao alcatrão. A evacuação desse sangue alterado é conhecida como “melena”.

→ MELENA In.: DICIO, Dicionário de termos médicos e de enfermagem / organização Deocleciano Torrieri Guimarães. São Paulo: 1. ed. 2002.

Metabolismo de primeira passagem

Processo de biotransformação do fármaco que geralmente convertem o fármaco-mãe a um metabólito mais polar pela introdução ou pelo desmascaramento de um grupo funcional (-OH, – NH2, -SH).

→ KATZUNG, B. Farmacologia básica e clínica. AMGH Editora: 12o ed., Porto Alegre, 201

Metabólito

Todo produto do metabolismo.

Metabólito In.: DICIO, Dicionário de termos médicos e de enfermagem / organização Deocleciano Torrieri Guimarães. São Paulo: 1. ed. 2002.

Metabólito ativo

É o metabólito responsável pelo efeito farmacológico desejado.

→ BARREIRO, Elizer J., FRAGA, Carlos Alberto Manssour. Química Medicinal: As Bases Moleculares da Ação dos Fármacos. Porto Alegre: Artmed, 3. ed., p. 46, 2015.

Motilidade gástrica

Permitir o armazenamento de grandes quantidades de alimento ingerido em uma única refeição e misturar o alimento com as secreções gástricas e esvaziar lentamente os conteúdos gástricos no duodeno com velocidade adequada para a digestão e a absorção eficientes.

→ Zanela, Cesar Fisiologia humana / Cesar Zanela. Rio de Janeiro: SESES, 2015.188 p : il. isbn: 978-85-5548-111-6

Migrânea

Desordem idiopática com sintomas neurológicos, localizadas no córtex ou tronco cerebral com crises recorrentes de dor de cabeça, de intensidade, duração e frequência variáveis. As dores são comumente unilaterais, pelo menos no início e usualmente associadas com anorexia e algumas vezes com náuseas e vômitos, foto e fonofobia. Em alguns casos são precedidas ou acompanhadas por distúrbios sensoriais

→ SILVA, W.F. Diagnóstico das Cefaléias. São Paulo: Lemos Editorial. 2003

Macrófagos:

Células fagocíticas encontradas no tecido conectivo, endotélio vascular, baço e medula óssea, originárias de células sanguíneas denominadas monócitos.

→ BARREIRO, E. J. B.; FRAGA, C. A. M. Química medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos Química medicinal. Porto Alegre. Editora Artmed, 2015.

Monoaminoxidase (MAO):

Enzima envolvida no catabolismo de neurotransmissores monoaminérgicos endógenos (p. ex., dopamina, adrenalina, noradrenalina e serotonina) e no metabolismo de monoaminas exógenas, por meio de processo conhecido por desaminação oxidativa.

→ BARREIRO, E. J. B.; FRAGA, C. A. M. Química medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos Química medicinal. Porto Alegre. Editora Artmed, 2015.