J

JAK/STAT

As células expressam uma família de receptores para citocinas como γ-interferon e hormônios como o hormônio do crescimento e a prolactina, que enviam sinais ao núcleo por uma via mais direta que as tirosinocinases receptoras. Esses receptores não têm atividade enzimática intrínseca, mas o domínio intracelular liga-se a uma tirosinocinase intracelular independente, conhecida como cinase de Janus (JAK). Com a dimerização induzida pelo acoplamento do ligando, as JAKs fosforilam outras proteínas conhecidas como transdutores de sinais e ativadores da transcrição (STATs), que se transferem ao núcleo e regulam a transcrição. A via completa é conhecida como JAK-STAT.

 BRUTON, L. L.; CHABNER, B. A.; KNOLLMANN, B. C. As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 12a ed. Porto Alegre: AMGH EDITORA, p. 63, 2012.

Janela terapêutica

Refere-se à faixa de concentrações no estado de equilíbrio do fármaco que produzem eficácia terapêutica com efeitos tóxicos mínimos.

 BRUTON, L. L.; CHABNER, B. A.; KNOLLMANN, B. C. As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman. 12a ed. Porto Alegre: AMGH EDITORA, p. 48, 2012.

Junção Neuromuscular

A junção neuromuscular é a região de sinapse entre fibra muscular estriada esquelética e axônio motor; cuja função é a transmissão do impulso nervoso.

 TORREJAIS, M.M.; BRANCALHÃO, R.M.C.; LIMA, B.; KUNZ, R.I. Fuso muscular. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2016. Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/microscopio-virtual/tecido-muscular/fuso-muscular-e-juncao-neur omuscular#:~:text=A%20jun%C3%A7%C3%A3o%20neuromuscular%20%C3%A9%20a,a%20tr ansmiss%C3%A3o%20do%20impulso%20nervoso. Acesso em: 1 jan 2023.