Sobre

O projeto Farmacopédia trata-se de um PACE (Programa Atividade Curricular de Extensão) promovido pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no Instituto de Ciências Exatas – ICET, sobre a tutela do Prof. Victor Celso, coordenador do projeto.

A ideia do nome “farmacopédia” surgiu quando Renata Souza, Josimar Junior e Victor Celso cursaram uma disciplina juntos no curso de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará – UFC. A avaliação da disciplina em questão se daria por apresentação de um “pitch” original, apontando as peculiaridades positivas e negativas de um produto a ser vendido. Após um “brainstorming” o nome farmacopédia surgia. A ideia do produto garantiu notas satisfatórias para os três integrantes do grupo que, após o término da disciplina, continuaram colegas. A “farmacopédia“, até então, ficara em nossas memórias.

Tempos depois, já no magistério público superior, Victor Celso teve a ideia de revisitar o nome criado pelo grupo, creditando a ideia do nome aos autores supracitados. Na ocasião, junto com o prof. Flávio Nogueira formularam a ideia de produzir um “glossário farmacológico” on-line, na forma de projeto de extensão. O projeto visa difundir informações referenciadas para acadêmicos e profissionais de forma gratuita.

Os objetivos do projeto são:

Produzir conteúdo explicativo sobre a terminologia científica farmacológica;
Divulgar o conteúdo produzido por meio de mídias sociais (sites, Instagram, etc);
Melhorar o entendimento da terminologia farmacológica do acadêmico/profissional da saúde;
Contribuir de forma direta com o atendimento de saúde da população de Itacoatiara – AM.

O foco do projeto se dá no município de Itacoatiara – AM, onde é promovido a divulgação do mesmo, servindo de ferramenta para profissionais locais, acadêmicos e pesquisadores. Acreditamos que com esta ferramenta na palma da mão de qualquer profissional, dúvidas possam ser sanadas com o máximo de presteza, melhorando a qualidade do atendimento, promovendo mais segurança para o profissional/usuário e garantindo um resultado mais satisfatório para o paciente.


Flávio Nogueira

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1990) e mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (2003). Doutor em Biotecnologia (2013) pela RENORBIO – Rede Nordeste de Biotecnologia – UECE/UNIFOR. Professor Adjunto A1 – Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – ICET, campus Itacoatiara – AM. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Manipulação de Medicamentos e cosméticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção e Assistencia Farmcêutica, Saúde Pública, Epidemiologia, controle de qualidade, fitoterápicos, desenvolvimento farmacotécnico, medicamentos e cosméticos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7995454920844844


Renata Souza

Biomédica, especialista em analises clínicas, imagenologia e banco de sangue, Mestra em Biologia Estrutural e Funcional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutoranda em Ciências Morfofuncionais na Universidade Federal do Ceará – UFC. Possui experiência na área de ensino, pesquisa, extensão, análises clínicas, banco de sangue, biologia celular e molecular, histologia, anatomia e embriologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4733016128387724


Josimar Junior

Graduado em farmácia, mestre e doutorando em farmacologia pela Universidade Federal do Ceará, pesquisador na área de produtos naturais com foco em ensaios clínicos, própolis vermelha brasileira e neurofarmacologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8460847703964222