Frente ao quadro pandêmico, os órgãos de saúde fazem o que podem para incrementar os tratamentos e protocolos para combater o Sars-CoV-2. Nesta quarta foi aprovado um novo medicamento que parece dar mais uma luz para pacientes com este quadro patológico. Confira:
A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (11/8), a autorização temporária de uso emergencial (AUE), em caráter experimental, do medicamento Regkirona (regdanvimabe). Esse é o quarto medicamento autorizado no Brasil para tratamento da Covid-19, sendo o terceiro em uso emergencial.
O que seria o Regdanvimabe?
Trata-se de um anticorpo monoclonal. Os anticorpos monoclonais auxiliam o organismo no combate a algum quadro patológico específico. É importante destacar que esses anticorpos não tem a função de previnir a doença.
Segundo a ANVISA:
O regdanvimabe é indicado para o tratamento de Covid-19 leve a moderada em pacientes adultos que não necessitam de suplementação de oxigênio, com infecção por Sars-CoV-2 confirmada por laboratório e que apresentam alto risco de progressão para a doença em sua forma mais grave.
O alto risco, na bula do medicamento, envolve pacientes que atendam a pelo menos um dos seguintes critérios:
– Tenham índice de massa corporal (IMC) ≥35.
– Tenham doença renal crônica.
– Tenham diabetes.
– Tenham doença imunossupressora.
– Estejam recebendo tratamento imunossupressor no momento.
– Possuam 65 anos de idade ou mais.
– Possuam 55 anos de idade ou mais e tenham: 1. doença cardiovascular ou hipertensão; OU 2. doença pulmonar obstrutiva crônica ou outra doença respiratória crônica.
A agência afirma, ainda, que o medicamento não é indicado para uso em pacientes que:
1) Estejam hospitalizados devido a complicações da Covid-19;
2) Necessitem de oxigenoterapia devido à Covid-19;
3) Requeiram um aumento na taxa de fluxo de oxigênio basal devido à Covid-19, em pacientes submetidos à oxigenoterapia crônica devido a comorbidade subjacente não relacionada à Covid-19.
Para mais informações, acesse o site da ANVISA, clicando aqui.

Fonte: Todas as informações foram retiradas do site https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-autoriza-uso-emergencial-de-novo-medicamento-para-covid-19
Foto: G1 – Globo.